quarta-feira, 30 de outubro de 2013

TRANSPORTE AÉREO - HELICÓPTERO

Com a continuação dos meios de transportes, começamos a confecção do nosso transporte aéreo o "Helicóptero", feito com garrafa pet, iniciamos com a pintura das partes necessária para a confecção, é importante ressaltar que para a pintura de plástico utilizamos a tinta PVA, não agride, é a base de água, primeiramente nós demos uma mão com o fundo branco para depois os alunos pintarem utilizando os dedinhos com as cores vermelho e azul. Trabalhamos durante o processo de confecção a letra H, imagens de outros meios de transportes aéreos e também histórias. Ficou lindo nosso helicóptero, aos nossos aluninhos  que não comparecerarm por motivo de doença, a pro confeccionou pra vcs....bjs

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ENTREGA DOS BARCOS E BILBOQUE

Hoje entregamos ao final da aula, os barcos confeccionados com garrafa pet e o brinquedo Bilboquê confeccionado também pelas crianças, ficaram lindos, lindos, lindos..... 







LETRA B DE BARCO

Com o desenvolvimento de atividades dos meios de transportes, a confecção do Barco, hoje aprendemos a letra B, o objetivo desta atividade é de conhecimento da letra B, psicomotricidade fina,  noções de dentro e fora e reconhecimento da cor azul.




terça-feira, 22 de outubro de 2013

MEIO DE TRANSPORTE - AQUÁTICO (BARCO)

Na historinha "Festa no Céu" o Sr. Urubu levou a dona Tartaruga em seu violão, com isso aproveitamos para desenvolver atividades sobre os meios de transporte e hoje iniciamos o aquático com a confecção do barco utilizando garrafa pet, durante as próximas semanas estaremos confeccionando o ônibus e também um helicóptero...No primeiro momento vamos fazer a colagem de papel de revista picado com metade água e metade cola branca para a pintura do litro. No segundo momento com a professora da manha fará a pintura dos litros e em um terceiro momento colaremos a vela para que os alunos levem seu barco para casa.






sexta-feira, 18 de outubro de 2013

FESTA NO CÉU OU NA SALA??

Como ouvimos a história Festa no Céu - versão adaptada postada anteriormente, fizemos a nossa festa, e pasmem, muitos animais foram convidados tinha zebra, tigre, girafa, gamba, coruja, urso, gato, macaco, raposa, maritaca, Urso panda, passarinho, até o pinguim e claro não faltou o rei da floresta o Sr. Leão, teve bolo refrigerante musica.....

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

VOGAL U E DADO DAS VOGAIS

Com a história Contada "Festa no Céu" no dia anterior, trabalhamos a vogal U do Urubu conversando sobre algumas características do animal  e relacionando a vogal juntamente com a cor. Aos alunos que foram terminando puderam colorir a atividade que será confeccionando o dado das vogais.








quarta-feira, 16 de outubro de 2013

HISTÓRIA - FESTA NO CÉU (adaptada)

Nesta semana estamos trabalhando a história Festa no Céu encontrada na coleção Baú do Professor volume 03, por meio dela desenvolveremos muitas atividades tais como cores, expressão e comunicação oral, musicalidade, faz-de-conta, socialização, animais, entre outros...com isso elaboramos a caixa para o teatro de sombras (muito interessante) os alunos amaram e puderam observar o funcionamento deste teatro...Hoje tivemos visitantes de outras salas, obrigada a todas as professoras que aceitaram o convite....segue anexo a história e como montar o teatro de sombras..










sexta-feira, 11 de outubro de 2013

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

BRINCADEIRAS - ACERTAR AO ALVO

Esta semana é a semana da criança, uma das brincadeiras com o objetivo de desenvolver a coordenação motora ao acertar ao alvo, estimulando também o reconhecimento de algumas cores... este brinquedo já foi postado em meu blog se alguém precisar tem o passo-a-passo:

terça-feira, 8 de outubro de 2013

SEMANA DAS CRIANÇAS

Hoje o dia de muita atividades, nós nos apresentamos para ouras turmas e nos caracterizamos de palhaço....vejam os palhacinhos do maternal III - E

APRESENTAÇÃO DA NOSSA BANDA

Com todos os instrumentos confeccionados, hoje nós nos apresentamos para duas salas com a musica "Na Loja do Mestre André"...vejam que banda maravilhosa...






Parabéns Banda Maternal III - E


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

NOÇÕES DE TEMPO

Olhem que ideia maravilhosa que encontrei passeando pela net, uma história  da Professora Núbia Silva G. Paiva  de UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia e Rita de Cássia Roger Mariano, sobre "DIAS DA SEMANA", estamos trabalhando a história nosso ônibus ficou lindo e os bonequinhos também, todos o dias estamos relembrando os dias que já passaram, escolhi também a música Dias da Semana cantada por Patati e Patata, ela é ótima...a baixo seguem os dados da aula....







Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender noções de tempo, ontem, hoje e amanhã;
• Organizar o pensamento de acordo com as atividade desenvolvidas.
Duração das atividades
1 ano letivo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de conhecimentos prévios para esta aula.
Estratégias e recursos da aula
Resgatando um pouco da especificidade das crianças de 4 e 5 anos. Nessa etapa, as crianças ainda têm muita dificuldade de relatar e mesmo compreender noções espaço-temporais, ou seja, o que fizeram ontem, ou há mais dias e o que farão no futuro. Onde fizeram. Sabendo que um dos objetivos da educação infantil é oportunizar situações em que tal aspecto seja desenvolvido na criança propomos a seguinte aula:

1º Passo: 
Construa de tecido, EVA ou papel cartão, um painel que dê a idéia de movimento. Pode ser um trem de ferro, uma roda gigante, um circo, um ônibus, etc. 
O painel deve ter sete lugares para os fantoches ou bonequinhos que irão ocupar os lugares dos dias da semana – domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado.
(Eu construí um ônibus contendo os 7 lugares)

2º Passo
O dia da chegada do painel em sala de aula deve ser bem especial. Você professor/a deve criar uma história bem legal para a introdução desse trabalho. Essa aula demonstra a chegada do painel do ônibus que trazia os dias da semana. 
Inserir foto do painel
Quando as crianças chegam em sala já encontram o painel pendurado na parede. O professor/a convida as crianças para ouvir uma história. Dramatiza um diálogo entre os dedoches – dias da semana. O primeiro personagem que chega é o motorista do ônibus que se chama Domingo. Ele chega e cumprimenta as crianças:

“_ Boa tarde criançada! Eu sou o Domingo e sou motorista desse ônibus. Eu sou o primeiro a chegar.” Depois de um tempinho dialogando com as crianças o Domingo diz que está cansado e precisa ir dormir um pouco. O professor deve apagar a luz para dar a idéia de noite. Coloca o Domingo em seu lugar no painel e pode também colocar um trecho da música 
“O Relógio” de Vinícius de Moraes enquanto o Domingo dorme para dar a idéia de que o tempo passou.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=kpjn6SRFts0
O Relógio de Vinícius de Moraes 
Passa, tempo, tic-tac 
Tic-tac, passa, hora 
Chega logo, tic-tac 
Tic-tac, e vai-te embora 
Passa, tempo 
Bem depressa 
Não atrasa 
Não demora 
Que já estou 
Muito cansado
Já perdi 
Toda a alegria 
De fazer 
Meu tic-tac 
Dia e noite 
Noite e dia 
Tic-tac 
Tic-tac 
Dia e noite 
Noite e dia

Depois de um tempinho, o professor/a acende a luz e o Domingo acorda dizendo que precisa buscar sua passageira chamada Segunda-feira. Os dois dedoches se encontram, se cumprimentam e saem em viagem, cada um em seu lugar no ônibus. Viajam por alguns instantes e em seguida o professor/a apaga a luz da sala novamente para dar a idéia de noite. Os dois dormem ouvindo mais um trechinho da música “O Relógio”.
Assim sucessivamente, você professor vai promovendo o encontro dos dedoches na ordem dos dias da semana, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado, seguindo a idéia de encontro, diálogo, viagem, noite, ouvindo um trechinho da música de Vinícius de Moraes, e dia novamente até que se chegue ao último dedoche que é o sábado. 
Depois que todos estão no painel, converse com as crianças sobre os dias da semana e descubra se alguma delas já possui esse conceito formado.
Em roda ou em frente ao painel ensine às crianças a música dos dias da semana
A semana
Autor desconhecido

Sete dias a semana tem
Quando um acaba
Outro logo vem
Domingo
Segunda, Terça-feira
Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira,
Sábado que bom!




Após a introdução do painel na sala seguindo a idéia anterior, o professor deixa nos lugares, apenas os dedoches que correspondem aos dias da semana que já se passaram. Por exemplo, na segunda-feira o dedoche que vai para o painel é o Domingo e a Segunda-feira, na terça-feira o dedoche Terça-feira é colocado no painel depois do Domingo e da Segunda. Os demais ficam guardados para serem colocados no dia da semana correspondente. Todos os dias, o professor coloca no painel, com as crianças, o dedoche correspondente àquele dia da semana e explora as atividades que farão naquele dia escrevendo no quadro ou fazendo uma lista com fichas escritas. Na medida em que o tempo vai passando as crianças já vão memorizando o nome do dedoche que vai chegar no painel e o que farão naquele dia. fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7942
Avaliação
Professor/a observe se as crianças compreenderam as noções de tempo trazidas pelos personagens da história por meio das seguintes questões: 
As crianças já relacionam o Dedoche do dia da semana às atividades que fazem naquele dia, por exemplo, o dia que a Segunda-feira chega, tem aula de educação física. Entenderam que o dia de cada dedoche chegar é fixo sempre com relação ao anterior. Esses conceitos demoram um pouco a serem construídos pelas crianças, por isso a sugestão de que o painel fique ativo na sala por todo o ano letivo.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

NOÇÕES DE TEMPO - DIA E NOITE

Estamos trabalhando noções de tempo (dia, noite) e fizemos esta atividade hoje com o objetivo de identificar a Noite, pois em um outro momento nós já fizemos a identificação do dia. Uma dica muito boa é um vídeo localizado neste link http://www.youtube.com/watch?v=CCdEq-3arVI, muito, muito legal...







quarta-feira, 2 de outubro de 2013

CANTANDO COM O INSTRUMENTO "TAMBOR"

Depois de termos confeccionado os instrumentos musicais sendo eles: a castanhola; o chocalho; o tambor e o violão, hoje cantamos muitas musicas utilizando o TAMBOR.