segunda-feira, 22 de julho de 2013

FAZENDO ARTE COM IMPRESSÃO DIGITAL



OBA!!! VOLTA AS AULAS, CABEÇA FRESCA E CHEIA DE IDÉIAS PARA MAIS UM SEMESTRE, BREVE NOVAS POSTAGENS DAS NOSSAS ATIVIDADES, ALGUMAS IDEIAS INTERESSANTES QUE LOCALIZEI PASSEANDO PELA INTERNET. NO SITE http://www.acrilex.com.br, NO CANTINHO PARA EDUCADORES, MUITAS IDÉIAS E INCLUSIVE VÁRIOS MANUAIS PARA EDUCADORES, RECOMENDO A VISITA E VAMOS CRIAR!!!

Projeto Fazendo Arte com Impressões Digitais
Fazer arte com impressões digitais é uma excelente atividade para promover momentos de prazer em meio à brincadeira, estimular o a criatividade da criança e auxiliar em seu desenvolvimento motor.  Nessas atividades, as crianças manuseiam diferentes materiais expressivos e texturas.
O que é uma expressão digital?
É o desenho formado pelas papilas (elevações da pele), presentes nas polpas dos dedos das mãos, deixado em uma superfície lisa. As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre gêmeos univitelinos (eles possuem o mesmo DNA, mas as impressões digitais são diferentes). Tal característica, chamada unicidade, as faz serem utilizadas como forma de identificação de pessoas há séculos.
As papilas são formadas durante a gestação e acompanham a pessoa até a morte, sem apresentar mudanças significativas.  Esta propriedade é conhecida como imutabilidade.
A impressão digital apresenta pontos característicos e formações que permitem a um perito ou um papiloscopista identificar uma pessoa de forma bastante confiável. Tal comparação é também feita por sistemas computadorizados, os chamados Sistemas de Identificação Automatizada de Impressão Digital.
A utilização de impressões digitais para identificar pessoas existe desde a antiguidade em diversos lugares, como Mesopotâmia, Turquestão, Índia, Japão e China, com o objetivo de autenticar documentos e selar acordos civis e comerciais. O primeiro sistema de identificação por impressões digitais foi criado por Francis Galton, com base em anotações anteriores de outros autores.
Desde o ano de 2008, a digital dos dedos é utilizada para a identificação de eleitores no Brasil. Em 2010, o uso desse sistema foi ampliado e tornou-se acessível a mais de 45 mil pessoas. Essa tecnologia é um dos recursos biométricos e, junto com o exame da íris dos olhos e da frequência da voz, auxilia na precisão para a diferenciação humana. As eleições brasileiras têm sido acompanhadas por técnicos de outros países preocupados em evitar fraudes eleitorais.
A arte de Ingrid Aspock
Ingrid Aspock, artista austríaca, transforma impressões digitais em histórias divertidas, veja algumas de suas obras.

“Maestro e público”

“Super herói”


“Músico agitando a galera”

Possibilidades de trabalhar com impressões digitais com os alunos
Objetivos:
a) Desenvolver nos alunos a curiosidade, a relação com as formas e o desenho.
b) Utilizar-se das impressões digitais para expressar-se artisticamente e criativamente, relendo histórias, músicas ou temas propostos.
Atividades: Confecção de animais com as digitais
Sugestão de trabalho
a) Apresente aos alunos a música “Os dedinhos” e proponha que cantem juntos.Polegares, polegares / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Indicadores, indicadores / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Dedos médios, dedos médios / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Anelares, anelares / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Dedos mínimos, dedos mínimos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Todos os dedos, todos os dedos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Polegares, indicadores, dedos médios, anelares, dedos mínimos, todos os dedos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
b) Depois de cantarem a música, os alunos farão experiências de impressão com os dedos. Utilize pintura a dedo se forem da educação infantil ou almofada de carimbo para os alunos da educação fundamental I.
c) Diga aos alunos que as impressões digitais possibilitam fazer inúmeras atividades artísticas. Mostre algumas possibilidades a eles.


  

Fonte: Emberly, E. R. - “Desenhando com os dedos” – Tradução: Shirlei Ap. Souza – Ed. Panda
a) Refaça com seus alunos a história “O mistério do ovo”.b) Faça uma roda de conversa em que os alunos dirão o que aprenderam com a atividade realizada, quais dificuldades encontraram, quais conteúdos foram aprendidos e o que mais gostaram.
Técnicas trabalhadas/Materiais utilizados
Técnicas trabalhadas
- Impressão
- Pintura
- Recorte e colagem
Materiais
Cartolina branca
Color set colorido para as molduras
Giz de Cera
Pintura a Dedo
Tempera Guache Fantasia metallic
Tinta Confetti
Big Canetinhas Hidrográficas
Cola Branca
Obs.: As sugestões abaixo foram enviadas pela professora Francine Souto, de São Miguel Paulista, SP.
O mistério do ovo
Era uma vez um ovo que apareceu no quintal
Não era da porca. Porca não bota ovo
Também não era da gata. Você já viu gato botar ovos?
Se fosse Páscoa, poderia ter sido presente do coelho. Coelho não bota ovo
Poderia ser da tartaruga. Tartaruga bota ovo
Poderia ser da pata. Pata também bota ovo
E se for da coruja? Será?
Se fosse maior, poderia ser da avestruz
Ou seria da fêmea do jacaré?
Ou do dinossauro! Não sei...
O ovo se partiu, descobrimos de quem ele é
E aí você já sabe?
Obs.: As atividades abaixo foram desenvolvidas pela professora Francine Souto, de São Miguel Paulista, SP.














Outras possibilidades
Cinco patinhos


Joaninha é baixinha... HÁ, HÁ, HÁ...

Como pode um peixe vivo viver fora da água fria...

A dona Aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou...





Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
www.iveteraffa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pois são com criticas construtivas e elogios que o ser humano é capaz de aprender cada vez mais....Vanessa Lopes Baldo.