OBA!!! VOLTA AS AULAS, CABEÇA FRESCA E CHEIA DE IDÉIAS PARA MAIS UM SEMESTRE, BREVE NOVAS POSTAGENS DAS NOSSAS ATIVIDADES, ALGUMAS IDEIAS INTERESSANTES QUE LOCALIZEI PASSEANDO PELA INTERNET. NO SITE http://www.acrilex.com.br, NO CANTINHO PARA EDUCADORES, MUITAS IDÉIAS E INCLUSIVE VÁRIOS MANUAIS PARA EDUCADORES, RECOMENDO A VISITA E VAMOS CRIAR!!! Projeto Fazendo Arte com Impressões Digitais Fazer arte com impressões digitais é uma excelente atividade para promover momentos de prazer em meio à brincadeira, estimular o a criatividade da criança e auxiliar em seu desenvolvimento motor. Nessas atividades, as crianças manuseiam diferentes materiais expressivos e texturas.
A utilização de impressões digitais para identificar pessoas existe desde a antiguidade em diversos lugares, como Mesopotâmia, Turquestão, Índia, Japão e China, com o objetivo de autenticar documentos e selar acordos civis e comerciais. O primeiro sistema de identificação por impressões digitais foi criado por Francis Galton, com base em anotações anteriores de outros autores. Desde o ano de 2008, a digital dos dedos é utilizada para a identificação de eleitores no Brasil. Em 2010, o uso desse sistema foi ampliado e tornou-se acessível a mais de 45 mil pessoas. Essa tecnologia é um dos recursos biométricos e, junto com o exame da íris dos olhos e da frequência da voz, auxilia na precisão para a diferenciação humana. As eleições brasileiras têm sido acompanhadas por técnicos de outros países preocupados em evitar fraudes eleitorais. A arte de Ingrid Aspock Ingrid Aspock, artista austríaca, transforma impressões digitais em histórias divertidas, veja algumas de suas obras. “Maestro e público” “Super herói” “Músico agitando a galera” Possibilidades de trabalhar com impressões digitais com os alunos Objetivos: a) Desenvolver nos alunos a curiosidade, a relação com as formas e o desenho. b) Utilizar-se das impressões digitais para expressar-se artisticamente e criativamente, relendo histórias, músicas ou temas propostos. Atividades: Confecção de animais com as digitais Sugestão de trabalho a) Apresente aos alunos a música “Os dedinhos” e proponha que cantem juntos.Polegares, polegares / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão. Indicadores, indicadores / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão. Dedos médios, dedos médios / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão. Anelares, anelares / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão. Dedos mínimos, dedos mínimos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão. Todos os dedos, todos os dedos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão. Polegares, indicadores, dedos médios, anelares, dedos mínimos, todos os dedos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão. b) Depois de cantarem a música, os alunos farão experiências de impressão com os dedos. Utilize pintura a dedo se forem da educação infantil ou almofada de carimbo para os alunos da educação fundamental I. c) Diga aos alunos que as impressões digitais possibilitam fazer inúmeras atividades artísticas. Mostre algumas possibilidades a eles. Fonte: Emberly, E. R. - “Desenhando com os dedos” – Tradução: Shirlei Ap. Souza – Ed. Panda a) Refaça com seus alunos a história “O mistério do ovo”.b) Faça uma roda de conversa em que os alunos dirão o que aprenderam com a atividade realizada, quais dificuldades encontraram, quais conteúdos foram aprendidos e o que mais gostaram. Técnicas trabalhadas/Materiais utilizados Técnicas trabalhadas - Impressão - Pintura - Recorte e colagem Materiais Cartolina branca Color set colorido para as molduras Giz de Cera Pintura a Dedo Tempera Guache Fantasia metallic Tinta Confetti Big Canetinhas Hidrográficas Cola Branca Obs.: As sugestões abaixo foram enviadas pela professora Francine Souto, de São Miguel Paulista, SP. O mistério do ovo Era uma vez um ovo que apareceu no quintal Não era da porca. Porca não bota ovo Também não era da gata. Você já viu gato botar ovos? Se fosse Páscoa, poderia ter sido presente do coelho. Coelho não bota ovo Poderia ser da tartaruga. Tartaruga bota ovo Poderia ser da pata. Pata também bota ovo E se for da coruja? Será? Se fosse maior, poderia ser da avestruz Ou seria da fêmea do jacaré? Ou do dinossauro! Não sei... O ovo se partiu, descobrimos de quem ele é E aí você já sabe? Obs.: As atividades abaixo foram desenvolvidas pela professora Francine Souto, de São Miguel Paulista, SP.
Outras possibilidades
Cinco patinhosJoaninha é baixinha... HÁ, HÁ, HÁ... Como pode um peixe vivo viver fora da água fria... A dona Aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou... Ivete Raffa Arte educadora e pedagogawww.iveteraffa.com.br |
Bem Vindo ao meu cantinho para educação Infantil, vamos juntos fazer a diferença na arte de ensinar....
segunda-feira, 22 de julho de 2013
FAZENDO ARTE COM IMPRESSÃO DIGITAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, pois são com criticas construtivas e elogios que o ser humano é capaz de aprender cada vez mais....Vanessa Lopes Baldo.